Como criar uma cultura de sustentabilidade empresarial em 5 passos

published on 08 June 2021

 De que forma é possível criar uma cultura de sustentabilidade empresarial? Quais são as vantagens de ter uma cultura sólida de sustentabilidade e que bons exemplos existem?

sustentabilidade empresarial exemplos vantagens-e96bb

Organizações sustentáveis: da estratégia à cultura

No nosso mundo altamente globalizado a sustentabilidade é cada vez mais, seja qual for o sector/indústria, uma parte integrante da estratégia de negócio das organizações.

São várias as vantagens da criação de uma estratégia de sustentabilidade.

Começam internamente com a redução de custos operacionais (electricidade, água, recursos). Daí surge o potencial de criação de novos (ou valorização de sub) produtos e eventualmente de novos mercados.

As vantagens de uma estratégia de sustentabilidade são inúmeras e exprimem-se inclusive de formas mais imateriais como por exemplo, ao nível de employer branding onde a atração e retenção de talento atingem outros patamares.

Há muito mais vantagens e oportunidades, consoante as particularidades de cada empresa e indústria. Identificá-las - e alcançá-las - exige tipicamente o desenho de matrizes de materialidade e de stakeholders, seguidas da medição de impactos e do desenvolvimento de um diagrama da "teoria da mudança".

No entanto, este artigo não é focado em estratégias de sustentabilidade mas antes em como apoiar, a longo prazo, uma estratégia de sustentabilidade que já desenhada.

Há várias iniciativas que podem - e devem - ser desenvolvidas para garantir que uma empresa se mantém comprometida com o tema da sustentabilidade ao longo dos anos.

Fazem parte daquilo a que podemos chamar: uma cultura de sustentabilidade.

O que é uma cultura de sustentabilidade empresarial?

Vários líderes empresariais - onde o leitor talvez esteja incluído? - querem perceber como podem ter, ao longo do tempo, o tema da sustentabilidade presente nas decisões e processos do dia-a-dia.

É aqui que uma cultura de sustentabilidade entra em jogo.

Vamos recordar-nos que não existe uma definição oficial do que significa "sustentabilidade" - ainda que eu tenha tentando sintetizar os seus vários significados num artigo que escrevi para a Youmatter®, o blog onde colaboro. 

O que existe, derivada do relatório O Nosso Futuro Comum (1987),  é uma definição de desenvolvimento sustentável que significa "satisfazermos as necessidades das gerações presentes sem comprometermos a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades".  Ambos os termos são commumente utilizados como sendo um e o mesmo.

Tal como a sustentabilidade, também a cultura organizacional pode ser definida de várias formas. 

Da cultura organizacional à sustentabilidade

Na Hofstede Insights, uma das mais credíveis e importantes instituições a trabalhar o tema da cultura, há inclusive um gráfico interessante com várias camadas que constituem, segundo eles, vários níveis da cultura organizacional

circle-768x386-4m20h

Generalizando, podemos dizer que uma cultura organizacional é o conjunto de crenças, ideologias, processos, símbolos e atitudes reconhecidos e esperados pelas pessoas que trabalham numa determinada organização.

Esta cultura pode surgir de forma orgânica - como sugere o incrível livro sobre a cultura da Netflix: No Rules Rules -, pode ser trabalhada ou um mix das duas abordagens.

O que é indissociável é o impacto que têm as práticas e políticas empresariais na criação de uma cultura. E vice-versa.

Uma cultura empresarial guia as decisões dos membros da empresa ao definir e reforçar as expectativas sobre o que é valorizado, o que é expectável e a forma como as coisas devem ser feitas.

Isto dá um sentido de identidade aos membros - cujos comportamentos reforçam e moldam constantemente a cultura - sobre quem são e o como devem agir. 

Quando misturamos os dois termos  (cultura + sustentabilidade) podemos olhar para uma cultura sustentável como uma onde os membros têm assunções, crenças e expectativas sobre a importância de equilibrar a eficiência económica com a justiça social e impactos ambientais. 

Assim, organizações com uma forte cultura de sustentabilidade esforçam-se para suportar um ambiente saudável e melhorar (ou pelo menos não danificar sem compensar) a sociedade.

Isto, claro, assegurando que têm viabilidade financeira para criar postos de trabalho e pagar impostos no longo prazo.

Mas como podemos criar então esta cultura de sustentabilidade empresarial em 5 passos?

1 - Numa cultura de sustentabilidade a gestão de topo dá o exemplo

sustentabilidade gestao-wmrmq

Enquanto modelos a seguir da organização, a gestão de topo tem um papel fundamental de mostrar - ainda que muitas vezes de modo informal - a importância que a sustentabilidade tem.

Por exemplo, ao favorecer explicitamente ganhos a longo-prazo em detrimento de ganhos no curto-prazo durante reuniões ou no fecho de contratos, a organização é relembrada de que fazer atalhos para atingir lucros à custa do planeta e das pessoas não é a forma como as coisas são feitas na empresa.

Claro, não é apenas o que os líderes de topo dizem: o que eles fazem tem tanta ou mais importância. 

É por isso a utilização de transportes públicos, uma alimentação à base de plantas, emails com menos pessoas em cc e com ficheiros compactados, entre outras ações amigas do ambiente definem também de alguma forma o exemplo a seguir e enviam sinais informais para toda a empresa.

2 - Criar uma cultura de sustentabilidade através de rituais

estrategia empresarial-gdll7

A cultura nasce de uma série de noções/crenças que são validadas através da repetição ao longo do tempo e que são passadas de pessoa em pessoa. 

Por isso é importante garantir que os valores da sua empresa são vividos: e é aí que entram os rituais. Para assegurar que a visão de sustentabilidade da empresa está bem presente e é celebrada de diferentes formas e em diferentes escalas.

Claro que não é possível organizar sessões de team-building nas montanhas ou wine-tastings todas as semanas.

Há, no entanto, pequenos rituais - como um determinado cumprimentos à chegada ou à saída, determinadas dinâmicas durante reuniões ou rotinas de almoço - que podem ser implementados.

E porque não organizar actividades como fins-de-semana de sustentabilidade, ou competições ou campanhas de comunicação para que todos aprendam sobre as mais actuais questões dentro da sustentabilidade?

Se estas atividades de sensibilização forem realizadas durante o tempo pessoal e as famílias estiverem incluídas torna-se mais fácil os colaboradores perceberem como é que as questões ambientais estão a/vão afetar todos e ficarem intrinsecamente mais motivados a agir.

Em culturas mais descontraídas, deixar as pessoas irem surfar quando as previsões estão boas - já dizia Chouinard, fundador da icónica marca Patagonia - ou arrendar uma área comum com espaços individuais para as pessoas cultivarem as suas próprias hortas e conviverem ocasionalmente, são duas ideias ousadas para facilitar a criação de uma cultura de sustentabilidade.

3 -  Símbolos que suportam uma cultura de sustentabilidade

Os símbolos são como rituais na medida em que também ajudam a criar uma cultura de sustentabilidade. Com a diferença que não requerem nenhuma ação.

A linguagem utilizada, as cores utilizadas em comunicações internas ou externas, o tipo de comida ou bebida consumidas regularmente ou uma mascote podem ser símbolos de apoio a uma cultura de sustentabilidade.

Use a imaginação, tendo em conta que o objetivo dos símbolos é lembrar as pessoas da missão da empresa - reforçando o sentimento de pertença, a coesão interna e uma cultura de sustentabilidade.

4 - Encontrar os "campeões" da sustentabilidade

cultura sustentabilidade empresarial-jjwxo

Todas as empresas têm colaboradores que estão mais despertos para o tema da sustentabilidade.

Estas pessoas estão geralmente cheias de energia para contribuir para a criação de uma cultura de sustentabilidade - encontre-as e reconheça-as formalmente!

Estes "representantes" da sustentabilidade podem ser utilizados como facilitadores de iniciativas de sustentabilidade e podem também auxiliar na comunicação mais estratégica e operacional sobre o tema .

Considerando que eles se tornam a cara da cultura da sustentabilidade, o trabalho extra destes "campeões" da sustentabilidade deve ser reconhecido durante revisões de desempenho ou de alguma outra forma.

5 - Organizar formação e/ou workshops de sustentabilidade

A organização de sessões de formação para garantir que as pessoas se mantêm atualizadas sobre as últimas tendências de sustentabilidade - sejam gerais ou específicas da indústria ou empresa - é importante para garantir uma cultura de sustentabilidade no longo-prazo.

No entanto, ao invés da formação clássica, pode-se apostar igualmente noutros estilos de aprendizagem e troca de informação como workshops, dinâmicas de grupo ou quizzes - é nisso que apostamos na tools for good.

[Créditos de imagem: fauxelsmentatdgt e Andrea Piacquadio pela Pexels]

Read more